Caso de Sucesso de Segurança no Trabalho na indústria da Celulose e Papel

A Segurança na Indústria de Celulose e Papel é de muita importância. Visto que esta indústria caracteriza-se por fábricas e equipamentos de grandes dimensões. Além disso, os colaboradores estão habitualmente espalhados pelo grande perímetro fabril. Reforçando a necessidade de que cada colaborador apresente comportamentos adequados à prevenção de trabalho. As opções de controlo por parte da chefia são frequentemente mais difíceis do que setores como a produção automóvel e outras indústrias por essa dispersão.

Além disso, são também industrias onde a utilização de químicos em grande quantidade, acrescenta riscos à segurança no trabalho.

LTM realizou projetos de Comportamentos Seguros nos maiores grupos portugueses do setor da Celulose e Indústria de Papel. Por exemplo, Altri, Portucel Figueira, DSSmith. Partilhamos o estudo de caso da CELBI (Segurança na Indústria de Celulose e Papel), fábrica pertencente ao grupo Altri.

Segurança Indústria de Celulose e Papel

Contextualização: Segurança na Indústria de Celulose e Papel

A Celulose Beira Industrial (Celbi) S.A foi constituída no ano de 1965. Encontra-se localizada na Leirosa, próximo da Figueira da Foz.

Esta organização dedica-se à produção e comercialização de pasta de papel. Pertencente ao grupo Altri desde Agosto de 2006. A Celbi é um dos mais eficientes produtores mundiais de pasta de eucalipto, que por sua vez tem uma capacidade de produção superior a 700 mil toneladas.

O projeto de Comportamentos Seguros® teve o seu início em 2014. O ponto de partida estava longe de ser um cenário frágil em termos de segurança no trabalho. Em outras palavras, a empresa tinha e tem uma longa cultura de segurança no trabalho. O objetivo de zero acidentes vigora desde 2007.

As peças base de um sistema de segurança estavam solidificadas. Por exemplo, tendo a certificação do próprio sistema de gestão da segurança, desde 2005. Pretendia-se ir mais além.

Para saber mais sobre o caso de sucesso da Celbi e as iniciativas implementadas. Descarregue o nosso estudo de caso.

Convidamos igualmente a uma consulta ao próprio site da Altri para a visualização do projeto.