Segurança no Trabalho – Origem de Comportamentos Seguros ®

A Segurança no Trabalho é um valor organizacional prioritário de cada vez mais empresas. Ao longo dos anos, a LTM Consultoria, Lda. trabalhou a segurança, junto de empresas cliente. Sempre através de formação e consultoria. Verificamos em muitos casos que a evolução dos indicadores de segurança não correspondia de forma linear ao investimento dessas empresas. Investimento em meios, máquinas, processos e procedimentos. Apesar do esforço organizacional, os colaboradores a todos os níveis hierárquicos não se sentiam envolvidos na segurança do trabalho (ou não se deixavam envolver).

Em 2013, desenvolvemos o primeiro projeto estruturado de Comportamentos Seguros®. O objetivo era reduzir os acidentes

Segurança no Trabalho. Comportamentos Seguros

de trabalho, trabalhando a vertente comportamental. Ou seja, fazer evoluir a cultura de segurança da empresa, que tinha mais de 700 colaboradores, a um ponto de excelência. Os meios e os processos já se encontravam em bom nível. Era o momento de trabalhar o fator Pessoas. Em 2015 foi concluído o projeto. Os resultados obtidos, com forte redução do número de acidentes de trabalho, validaram o método aplicado. A manutenção posterior dos bons níveis atingidos, assegurou a capitalização do projeto a médio e longo prazo.

O método foi melhorado ao longo do tempo, tendo inclusivamente sido registada a marca Comportamentos Seguros ®.

Segurança no Trabalho e Comportamentos Seguros

A segurança na vertente técnica exige especificidade para cada indústria. No entanto, a segurança na vertente comportamental não apresenta barreiras ou distinções setoriais. Por isso mesmo, a metodologia Comportamentos Seguros® foi aplicada com sucesso em diversos setores. Podemos destacar a fileira automóvel, fundição, indústria do papel, farmacêutica, minas e extração, química, metalomecânica e serviços. Com resultados sólidos*:

  • Redução do número de dias de baixa = 47%
  • Redução do número de acidentes de trabalho = 35%

* média ponderada dos primeiros 8 projetos desenvolvidos. Ano n-1 vs Ano n+2. N = ano arranque do projeto.

Conheça alguns dos nossos casos de sucesso.

Técnicas e Ferramentas

Os projetos foram desenvolvidos em Portugal, Espanha e Suíça. Não se verificam diferenças entre nacionalidades na aplicação do método. Qualquer empresa, de qualquer setor, em qualquer país, pode fazer evoluir a cultura de segurança no trabalho dos seus colaboradores.

Em mais de 25 empresas, aplicamos e testamos ferramentas de melhoria da segurança no trabalho. Naturalmente, com foco no comportamento dos colaboradores. A avaliação contínua que fazemos permite identificar as que melhores resultados apresentam a longo prazo. A nossa oferta atual disponibiliza as ferramentas mais potentes para fazer evoluir a cultura de segurança da sua empresa.

Pacotes

A maturidade do serviço e a solicitação de clientes internacionais, conduziu à disponibilização da oferta em suporte digital. Tornando possível a sua aplicação de forma fácil e sempre no momento mais oportuno para cada individuo ou empresa. Compreendemos também a especificidade de cada organização, pelo que construímos pacotes distintos que permitem que seleccione o mais adequado para si ou para a sua organização. Conheça as diferentes opções individuais (para si) ou opções organizacionais (para a sua empresa).

O nível de segurança no trabalho de cada organização depende de vários fatores. Provavelmente, a cultura de segurança e os comportamentos seguros (ou inseguros) de cada colaborador assumem-se como o fator mais relevante. Comportamentos Seguros® é um método testado, em mais de 25 empresas, para elevar a cultura de segurança da sua organização.

As pessoas certas para a mudança!

Um processo de mudança de cultura organizacional é sempre complexo, incluindo no tema da segurança. Para o ser humano é difícil mudar hábitos. Conte com a equipa certa.

<p style="font-size:18px">Ludgero Feiteira</p>

Ludgero Feiteira

Projetos Coordenados:
Fileira Automóvel
Fundição
Industria do Papel
Farmacêutica
Química
Metalomecânica

Economista e Gestor | Sócio Gerente da LTM – Consultoria, Lda. | Criador da metodologia Comportamentos Seguros® e coordenador de projetos Comportamentos Seguros em empresas como Altri, Borgwarner, Soporcel/Navigator, Almina, Vifor Pharma, Hovione, Silicalia, DSSmith, Valmet, RTE, MCG, Sakthi, etc. | Experiência superior a 15 anos como formador e coordenador de formação | Experiência superior a 5 anos como consultor na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.

<p style="font-size:18px">Pedro Canudas</p>

Pedro Canudas

Projetos Coordenados:
Fileira Automóvel
Fundição
Industria do Papel
Farmacêutica
Indústria de Precisão
Gestão Resíduos

Licenciado em Gestão de empresas | Gestor de Projetos Comportamentos Seguros® em empresas do Sector Automóvel (Portugal e Espanha); Sector Farmacêutico (Portugal, Espanha, Suíça); Sector do Papel (Portugal e Espanha); Sector Metalomecânica (Portugal, Espanha); Sector Bioquímica (Espanha) | Experiência superior a 12 anos como formador na área de segurança | Experiência superior a 20 anos como consultor de empresas.