Caso de Sucesso de Segurança no Trabalho na indústria Têxtil técnico

Grande parte das indústrias conjugam avançadas tecnologias e automações, com tarefas de índole manual e mão-de-obra intensivas. A coabitação Homem+Máquina é um fator de risco para o humano. O setor têxtil é um dos setores mais antigo no nosso tecido empresarial. Várias empresas cresceram, adaptaram-se e alteraram a sua forma de produção ao longo dos anos. Na indústria têxtil a segurança deve ser uma preocupação.

Importa assegurar que os colaboradores acompanham toda a evolução e reúnam as competências e vontades necessárias para construir um ambiente de trabalho seguro.

Em 2015, LTM iniciou o projeto Comportamentos Seguros® na empresa Valmet, na unidade de Ovar.

A Valmet é líder mundial em desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para a indústria do papel, tais como pasta de papel e energias. Sendo que já conta na sua equipa de trabalho global com cerca de 12.000 colaboradores.

Segurança Têxtil Técnico

Contextualização: Segurança na Indústria de Têxtil

A unidade de Ovar é líder do mercado nacional em têxteis para aplicações industriais em filtração e lavandarias. Sendo também uma referência internacional, pois exporta mais de 90 por cento da sua produção, para mais de 75 países.

Após um processo de investimento e renovação de instalações, foi decidido pela Valmet perseguir o objetivo de excelência em termos de segurança. O fator que merecia maior atenção foi o fator pessoas. Depois de se trabalhar todos os meios e dar as melhores condições de trabalho, torna-se necessário mudar o factor comportamental.

A LTM implementou a sua metodologia de comportamentos seguros®. Primeiro criando predisposição para a mudança e depois implementando rotinas comportamentais de prevenção no trabalho.

O projeto da Valmet destacou-se pelo elevado recurso a campanhas visuais diferenciadoras para a segurança.

Recolha ideias para a sua empresa descarregando o estudo de caso Valmet.