Caso de Sucesso de Segurança no Trabalho na Indústria Automóvel

A fileira automóvel será, provavelmente, a mais bem articulada entre si ao nível da cadeia de produção. Com um longo histórico de técnicas de melhoria. Algumas das técnicas que outras indústrias começam a aplicar atualmente. São por sua vez, aplicadas pela industria automóvel desde a década de 80. Este facto tornou todas as empresas excelentes na capacidade de produção. Com cadências (número de peças por minuto) elevadíssimas. A Segurança no trabalho na Indústria Automóvel foi igualmente um valor crescente do setor.

Contudo, na maioria dos casos não se encontra ao mesmo nível da eficiência produtiva. Em muitas situações, até vemos a segurança no trabalho prejudicada pela otimização da produção. Se pensarmos por exemplo nas questões ergonómicas. É facilmente visível que um operador que controla a produção de uma máquina que faz uma peça a cada 6 segundos, está perante desafios ergonómicos superiores comparativamente com menores ritmos de produção.

Contextualização: Segurança na Indústria Automóvel

LTM já teve oportunidade de implementar o projeto Comportamentos Seguros® em várias empresas do setor automóvel. Por exemplo, Borgwarner (Portugal e Vigo), MCG, Sakthi, Gestamp Aveiro, CIE Galfor.

Então apresentamos o caso da empresa CIE Galfor.

A CIE Galfor é uma empresa que pertence ao grupo multinacional CIE Automotive. Sendo especializada no fabrico de peças de aço forjadas para o sector automóvel.

O Projecto Comportamentos Seguros iniciou-se em Novembro de 2017 sendo concluído em Março de 2019 (16 meses). O compromisso da empresa GALFOR com a Segurança e Saúde no Trabalho (e com o projeto Comportamentos Seguros) torna-se evidente. Por exemplo, quando analisamos a velocidade de implementação de medidas e a conclusão do Projeto, tendo sido um dos projetos mais rápidos que desenvolvemos.

A redução de acidentes em 30%, comparando com a média dos 3 anos anteriores, atestam sobre a eficácia das medidas.

Quer saber mais sobre este caso de sucesso e as iniciativas implementadas?

Descarregue o nosso estudo de caso.

Segurança Indústria Automóvel

Obtenha estudo de caso em empresa do setor automóvel CIE GALFOR