Caso de Sucesso de Segurança no Trabalho na Indústria Farmacêutica

LTM já teve oportunidade de colaborar com diferentes empresas e fábricas da indústria farmacêutica, na implementação da metodologia de segurança no trabalho Comportamentos Seguros®.

Este setor caracteriza-se pela existência de um foco tremendo (diríamos que está no ADN de quase todas as empresas desta indústria) na qualidade do produto. O facto de existir uma prioridade organizacional tão clara (qualidade) simplifica a missão de explicar aos colaboradores o patamar que se pretende atingir em matéria de segurança no trabalho. Queremos que a segurança no trabalho esteja ao mesmo nível da qualidade do produto. Queremos ser perfeitos também aqui.

Uma das organizações com quem colaboramos foi o grupo VIFOR Pharma.

A cultura de segurança da OM Pharma, desenvolvida no passado e continuada através do projeto de Comportamentos Seguros permitiu atingir a impressionante marca de 1500 dias sem acidentes de trabalho com baixa.

O projeto de Comportamentos Seguros® na Vifor teve inicio em Fevereiro de 2017 e foi concluído em Outubro de 2018 (21 meses). A exigência para com a segurança (e para com o projeto de Comportamentos Seguros) é evidenciada pelos baixos registos de sinistralidade laboral nos anos mais recentes. Contudo pretendia-se ir ainda mais além para isso foi aplicada a metodologia de Comportamentos Seguros.

Conheça o caso, incluindo a opinião dos responsáveis internos do projeto.