Mountain View

A ciência da transformação organizacional

O sucesso da tentativa de mudança comportamental de uma organização depende fortemente de 4 fatores. Saiba quais…

Um estudo recente (2015) publicado pela McKinsey & Company analisou respostas de cerca de 1.662 executivos de várias organizações, em diferentes sectores, regiões e dimensão. Era objetivo do estudo compreender quais os fatores que exercem maior influencia sobre o sucesso de processos organizacionais de mudança comportamental.

Foi concluído que processos de transformação comportamental onde são trabalhados em simultâneo 4 fatores, apresentam uma taxa de sucesso 8 vezes superior a processos de transformação baseados em apenas 1 fator.

Os fatores identificados foram:

Explicar o processo de mudança - paralelo com a metodologia “Comportamentos Seguros®”: através da formação de comportamentos seguros, é explicado a todos os colaboradores a razão pela qual o projeto é implementado e o que se pretende que mude ao nível comportamental. Esta “explicação “ é progressiva, de forma a que para além de perceberem racionalmente, se obtenha a sua concordância e dessa forma seja mais simples perspetivarem os novos comportamentos e agirem ativamente para a sua alteração.

Desenvolvimento de competências - paralelo com a metodologia “Comportamentos Seguros®”: através da formação de comportamentos seguros, são transmitidas às pessoas que ferramentas podem utilizar no seu dia-a-dia e como. (Como se avaliam riscos? Qual a utilidade de uma check list? Etc.). Através deste treino os colaboradores vencem as barreiras pessoais do desconhecimento e medo, alterando com maior facilidade os seus comportamentos.

Modelos e liderança - paralelo com a metodologia “Comportamentos Seguros®”: não basta os líderes definirem as regras. Devem exemplificar a sua concretização. São estruturadas iniciativas no projeto com este objetivo. A coerência é essencial, dai que mantenhamos um apoio forte à equipa de gestão para garantir visibilidade da mensagem e consonância de atitudes.

Reforço através de mecanismos formais - paralelo com a metodologia “Comportamentos Seguros®”: as estruturas, sistemas e processos devem suportar (e pressionar) os esforços dos colaboradores na mudança comportamental. Grande parte das iniciativas desenvolvidas visa implementar processos simples, mas metódicos e sistemáticos, que suportam ao longo do tempo (em projeto e pós projeto) a manutenção dos comportamentos.

Transferir anexos: